top of page

OMO ILÊ AGBOULÁ

Alto da Bela Vista - Itaparica - BA

Alàgbá Manoel Bispo Alves (Leél)

Omo Ilê Agboulá

Omo Ilê Agboulá

 

História     

     Na Ilha de Itaparica, Bahia, nasce o Ilẹ Agboula, também chamado Ọmọ Ilẹ Agboula. Fundado em 1934 pelos irmãos Eduardo, Pedro e Olegário Daniel de Paula, descendentes de uma linhagem que há quase dois séculos cultua os Egùngùns, o terreiro preserva com firmeza os valores e fundamentos da tradição.

     Com quase um século de história, o Ile se afirma como símbolo de resistência frente ao preconceito e às tentativas de silenciar e pagar a espiritualidade afro-diaspórica. Em 2015, foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN — um marco na valorização da religiosidade de matriz africana.

     A presença feminina é um dos pilares da casa. São as mulheres que sustentam os rituais, a organização e a continuidade dos saberes, ocupando espaços de importância espiritual e comunitária.

     As lideranças Alapini Balbino Daniel de Paula, Alàgbà Manoel Bispo Alves Neto e o Otun Alàgbà Rosivaldo dos Santos Daniel reafirmam o compromisso com os princípios da tradição e o cuidado com as novas gerações.

     Mais do que um espaço religioso, o Ilẹ Agboula é um território de fé, memória e continuidade. Local que rompe as fronteiras temporais e espaçais, chão vivo onde a herança ancestral se projeta no presente, preparando caminhos para o futuro.

Ciclos de celebrações

  • Ciclo das Águas, composto pelas obrigações rituais de Baba Olokotun, a Festa das Águas (colocação da bandeira no Mastro, no meio do mar), o Presente de Yemanjá e a Cerimônia de Agradecimento pela Festa das Águas;

  • Ciclo dos Ancestrais Brasileiros, centrado na Cerimônia de Homenagem ao Ancestral da Casa;

  • Ciclo dos Patronos, composto pelas celebrações “Homenagem à Xangô e aos Orixás”, A Data Maior – Festas dos Patronos da Casa: Babá Agboulá e Babá Bakabaká; Festa de Baba Obamarun e Ijilokun; Festa do Dia de Finados e de Baba Xaorô.

Ordem Hierárquica

Alapini Balbino Daniel de Paula

 

Alàgbà Manoel Bispo Alves Neto

 

Otun Alàgbà Rosivaldo dos Santos Daniel

Contato

bottom of page